Total de visualizações de página

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Edward Jenner: O descobridor da vacina


Edward Jenner
(1749-1823)
Edward Jenner nasceu na localidade inglesa de Berkeley, em 17 de maio de 1749. Com apenas treze anos de idade já ajudava um cirurgião em Bristol. Formou-se em Medicina em Londres, e logo em seguida retornou a sua cidade natal, onde realizou experimentos relativos à varíola, na época uma das doenças mais temidas pela humanidade.

Ao observar que pessoas que ordenhavam vacas não contraíam a varíola, desde que tivessem adquirido a forma animal da doença, Jenner extraiu o pus da mão de uma ordenhadora que havia contraído a varíola bovina e o inoculou em um menino saudável, James Phipps, de oito anos, em 04 de maio de 1796. O menino contraiu a doença de forma branda e logo ficou curado. Em 1º de julho, Jenner inoculou no mesmo menino líquido extraído de uma pústula de varíola humana. James não contraiu a doença, o que significava que estava imune à varíola.

A princípio, a experiência não obteve reconhecimento, apesar de, em 1878, Jenner ter publicado sua pesquisa no livro “An Inquiry into the Causes and Effects of the Variolae Vaccinae, a Disease Known by the Name of Cow Pox".

O reconhecimento em seu país só foi alcançado após médicos de outros países adotarem a vacinação e obterem resultados positivos. A partir de então, Edward Jenner ficou famoso por ter inventado a vacina.



Fontes:
•SCLIAR, Moacyr. Oswaldo Cruz: entre micróbios e barricadas. Perfis do Rio. Disponível na Biblioteca Virtual Oswaldo Cruz
•Universidade Regional de Blumenau. Sistema de Informação Aplicada a Saúde - SIAS. Vacinação
•Wikipedia - La enciclopedia libre. Edward Jenner
Saiba Mais:
•Fundação Oswaldo Cruz. Agencia Fiocruz de Notícias. Varíola
•Medstudents. A história da primeira vacina e da erradicação da varíola
•Science Blog. O que é imunologia e o que seu coração tem haver com isso
•Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes. De Pazuzu a Jenner: uma breve história da medicina. Vox Scientiae

Nenhum comentário: