Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Artista que foi prisioneiro em Auschwitz expõe o horror a que foi submetido, com a sua arte.


Maria e sua esposa Halima


Marian Kolodziej, um combatente da resistência polonesa católica durante a Segunda Guerra Mundial que sobreviveu mais de cinco anos em Auschwitz.
Ele foi preso em 1940 e deportado para Auschwitz em 14 de junho de 1940, a partir de Tarnów, no primeiro transporte de prisioneiros poloneses para o novo campo de concentração. Ele foi também prisioneiro de Gross-Rosen, Buchenwald, Sachsenhausen e Mauthausen-Gusen. Após a libertação, ele escolheu um nome de seu amigo que tinha morrido em Auschwitz.
Ele foi um dos primeiros prisioneiros a chegar em Auschwitz, e, foi usado como mão de obra escrava para a finalização do campo.Ficando conhecido como prisioneiro 432, ele conseguiu sobreviver ao campo de concentração. Tendo várias histórias para contar, recentemente foi feito um documentário sobre essa personalidade humana, chama-se “O Labirinto”.
Ele durante cinco décadas procurou viver sua vida, foi cenógrafo na Polônia casou-se e tentou manter a experiência no campo de concentração afastada de seu cotidiano.
Mas em 1993, após um acidente vascular cerebral, no seu processo de recuperação, ele pediu um lápis e fez uma série de desenhos sobre a sua experiência em Auschwitz. Aquelas chocantes experiências, represadas em seu íntimo, agora conseguiam emergir com toda a força para fora, revelando ao mundo, às novas gerações, o que essas pessoas passaram e que não deve ser nunca esquecido.
Kolodziej fez mais de 300 desenhos. Uma igreja na Polônia lhe forneceu um espaço que foi, ao mesmo tempo, estúdio para realizar suas obras e galeria de exposição. Ele denominou sua obra de Labirinto.
Marian Kolodziej faleceu em 13 de outubro de 2009, logo após o início da elaboração do documentário. Graças ao qual seu trabalho pôde se tornar conhecido por um grande número de pessoas.

Algumas fotos da sua produção artística e um trailer do documentário que eu não sei se passou aqui no Brasil.


















The Labyrinth Trailer from Jason Schmidt on Vimeo.

Nenhum comentário: