Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ainda que...




AINDA QUE você se sinta cansado de ver a mediocridade dos fracos e a ousadia abusada dos espertos imperarem sobre a correção das pessoas de bem, que se lamentam mas se omitem: por favor, levante a cabeça e não desanime!

AINDA QUE haja pessoas que se comportam, com pequeneza e egoísmo, querendo apenas levar vantagem em tudo, e relutam em viver como irmãos de um mesmo destino, rindo-se dos ideais nobres de uma sociedade justa e solidária: por favor, levante a cabeça e não desanime!

AINDA QUE os pobres, os privilegiados de Deus, que mereceram a vinda de Jesus, sejam desprezados e excluídos das mínimas assistências que nossas sociedades oferecem a seus cidadãos: por favor, levante a cabeça e não desanime!

AINDA QUE você olhe com tristeza o exército de miseráveis e famintos perambulando por nossas cidades e dormindo soas marquises de nossos suntuosos edifícios: por favor, levante a cabeça e não desanime!

AINDA QUE você veja a sociedade assustada e encolhida diante da violência das gangues e marginais, que parecem estar vencendo as forças de segurança em nossas cidades: por favor, levante a cabeça e não desanime!

AINDA QUE a desigualdade social seja uma chaga real, estatística e cruel, dolorosamente escandalosa e incurável, e que o fosso entre ricos e pobres só aumente, dia a dia, espalhando tristeza e desalento, lágrimas e maldições: por favor, levante a cabeça e não desanime!

AINDA QUE seitas religiosas sejam mais balcões de negócio do que Casas de Oração e estejam mais preocupadas com dízimos e dividendos do que com a salvação dos seus fiéis: por favor, levante a cabeça e não desanime!

AINDA QUE as pessoas se casem, hoje em dia, com pompa e circunstância, prometendo-se amar “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença”, e se separem, poucos anos depois, abjurando o juramento solenemente feito: por favor, levante a cabeça e não desanime!

AINDA QUE você se sinta desolado por ver a corrupção dos que não têm nem consciência nem caráter tripudiando em todas as camadas sociais e nos três poderes da República: por favor, levante a cabeça e não desanime!

AINDA QUE você lamente uma Justiça, que é tão afoita em condenar os assim chamados “ladrões de galinhas”, mas que é tão lerda e leniente em punir os ladrões de colarinho branco: por favor, levante a cabeça e não desanime!

AINDA QUE elites insensíveis e empresários de coração empedernido se ocupem e só se preocupem com o balanço de suas empresas e com o lucro gordo de seus investimentos: por favor, levante a cabeça e não desanime!

AINDA QUE os Governos de grandes países pensem mais em guerra do que em paz e estejam mais propensos a construir prisões do que escolas e hospitais: por favor, levante a cabeça e não desanime!

AINDA QUE as nações do Primeiro Mundo tratem com as migalhas de suas mesas e o desprezo e a arrogância de suas economias as menos desenvolvidas e cientificamente mais atrasadas: por favor, levante a cabeça e não desanime!

AINDA QUE países ricos e adiantados poluam, tragicamente, a atmosfera, colocando em risco a saúde e a sobrevivência de todo o mundo, e se neguem a assinar o Protocolo de Kioto: por favor, levante a cabeça e não desanime!

AINDA QUE a Paz, tão desejada e sonhada, apenas se apresente com a fragilidade de uma simples pombinha e seu canto já não é mais ouvido como, um dia, nos campos de Belém: por favor, levante a cabeça e não desanime!



Sim, levante a cabeça e não desanime, mesmo que você veja as pessoas de bem, seus amigos e conhecidos, desanimados diante de tanta violência, corrupção, descalabro e falta entusiasmo, de justiça e fraternidade! Acredite! É preciso acreditar! O bem há de, finalmente, vencer o mal. Deus é mais forte, infinitamente mais forte do que o Maligno! Há mais gente, muito mais gente honesta e corajosa querendo e torcendo pela vitória da esperança sobre o medo! A chama da fé ainda continua queimando nas pessoas e ela é importante, é muito importante e decisiva para as definições dos nossos destinos humanos! Amanhã, acredite, é preciso acreditar, o sol continuará nascendo e, amanhã, nossas casas, praças e ruas se encherão de música e de danças, porque, hoje, você não abaixou a cabeça e não desanimou. E porque você manteve a cabeça alevantada e não desanimou, aceite o meu abraço e os agradecimentos dos que lutaram e foram nobres como você. Escute os aplausos que o mundo está lhe dando. Você os merece. Todos nós, que não nos dobramos a cabeça e não desanimamos, os mereceremos. Que Deus a todos abençoe, nos brindando com sua graça e com sua presença!



FREI NEYLOR J. TONIN

Irmão menor e pecador

Nenhum comentário: