Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de junho de 2019

O ensino espírita muda a pessoa?

Vi nas últimas eleições pessoas que tem suas opiniões sobre o momento político se posicionando dos dois lados da questão. E isso é saudável. A democracia tem essa qualidade. Permitir que opiniões diferentes possam ser externadas. Ensino isso aos meus alunos na sala de aula. Seja qual for a opinião que tenham.

1° Se informem bem sobre a situação antes de dar ou se fixar em uma opinião.

2° Respeitem a opinião alheia. Cada pessoa enxerga as coisas a partir de um ponto de vista. E o mundo é plural.

Então, qual a minha triste surpresa ao ver espíritas se exaltando em gestos de arminha, apoiando Jair Bolsonaro, que sempre foi uma pessoa antagônica aos valores espíritas. Ele sempre  destilou ódio, machismo, discriminação e violência. 

Muitas destas pessoas que chegam a direção de casas espíritas e federativas.

Como não entenderam que a pregação de Bolsonaro é contrário aos princípios básicos doutrinários contidos em O Livro dos Espíritos?
Falhamos?

A Doutrina Espírita é incapaz de modificar o caráter?

Seja lá qual for o rumo que este país irá tomar, uma coisa é certa. No final, cada um ficará com suas idéias e opiniões e com as responsabilidades de seus atos.

A Doutrina Espírita surge através de um educador. Um Pensador e pesquisador . Allan Kardec.

Ao surgir se torna um bastião da liberdade, dos direitos dos homens, na defesa da mulher, da libertação dos escravos. Da justiça social, por exemplo, com relação ao velho, à criança, à vida.
Os espíritas no Brasil e na França se destacaram por suas idéias de mudança para um mundo melhor. Olhem o título da revista da FEB. O Reformador.

Aí, hoje, vejo que num simples debate, as pessoas que estão inseridas na casa espírita, no trabalho de movimento espírita, votaram e continuam apoiando cada ato bárbaro e.confuso, ideias que se aproximam do fascismo, da segregação e da anti-educação, sem constrangimento.

E depois  fazem preces. E assistem palestras e até talvez, não sei, fazem palestras. Como se uma coisa não estivesse ligada a outra. Não estou falando aqui de quem tem uma opinião favorável ou contra o golpe armado para arrancar uma presidente democraticamente eleita. Vimos como partidos de oposição, mídia e o sistema jurídico brasileira, se uniram com este propósito,  num fascínio de grupo coletivo que deu certo, coisa nem sempre comum de ser vista.

Não é, também par proteger um partido ou candidato. Isso é um direito que todos tem. Estou falando do formato que alguns estão passando isso. Me parece, que nossos estudos espíritas  estão falhando na orientação dessas pessoas. Elas chegam na casa espírita, recebem orientação, estudam, mas não se dão conta que a Doutrina espírita é uma doutrina social.  Ela surge para alavancar os padrões de entendimento do ser humano, rumo ao amor real a tudo e todos.

Talvez que o acentuado tom religioso não tenha feito essas pessoas perceberem que o conhecimento espírita transforma a nossa visão de mundo.
Ele é bem distinto do pensamento religioso por que não visa a salvação ou a graça.
O pensamento espírita bebe da fonte direta dos ensinos do Cristo, entendendo estes ensinos como o Caminho de libertação , a Verdade que amplia a visão do ser para sempre, e a vida, vida do espírito, verdadeira, imortal, transcendente.

A visão espírita dá a base para que a pessoa VIVA uma vida de amor profundo para com tudo e todos.

De posse destes ensinos a pessoa entende que Jesus tinha razao. O serviço à humanidade, a assistência a todos , o perdao incondicional, trazem o Reino de Deus à tona.
Isso é muito mais amplo do que as picuinhas politiqueiras sobre  esquerda ou  direita, em suas variadas vertentes.
Que sempre  é percepção  de cada um.

As escolas espirituais existem para estimular a evolução de seus adeptos. Fazendo que nós nos abramos para um profundo amor  à vida e ao outro. Para uma comunhão com todos os seres, não importando suas opiniões, erros, crenças. A Doutrina espírita surge para isso. Estará ela incapaz de levar às pessoas a ruptura com o homem medieval, bárbaro, agressivo, amoral?

Isso não é algo que se possa abrir mão.

A reforma íntima pressupõe, me transformar a partir do afeto, do respeito, da acolhida.

Daí que conclamo aos educadores espíritas essa reflexão. Por que o comportamento ou posicionamento  pessoal diante de momentos chaves na vida continua sendo "o mais do mesmo"??? 

Por que milhares de militares que se definem espíritas não conseguiram romper com a afinidade de caserna e apoiam e votam em alguém que, por exemplo é a favor de tortura, arma para população e caça aos animais?

Nosso desafio perante a realidade posta, ou seja, pessoas votaram nesse cidadão.
É que isso denota  uma falha ou uma incapacidade da Doutrina fazer com que a pessoa rompa com nichos vibratório umbralinos.

Como passar os valores espíritas de uma forma em que não repitamos os erros que Igreja cometeu na Idade Média em que todo mundo era cristão, mas foi uma época de profunda violência, perseguição, discriminação e dor?

Acho que essas declarações são material importante para repensarmos a qualidade do ensino espírita em nossas instituições.

O conhecimento espírita não é algo como o de outras religiões ele revela a realidade
multidimensional do ser.

O Espiritismo  ultrapassa as ideias do  liberalismo, do socialismo, da centro, direita, esquerda, o que for. Ele os ultrapassa, transcende estes e outros os processos políticos, por que estes   são baseados em idéias da matéria.

O conhecimento espírita funda uma nova ordem social baseada no espírito. No espírito imortal. Daí que o espírita não perceber o tipo de ambiência que cerca o Bolsonaro, me parece ser evidência de que precisamos mas do que nunca falar de Jesus. Não do homem Jesus o salvador. Mas das idéias que ele trouxe. Jesus é modelo e guia. E ele o é por que trouxe uma nova forma de ver o mundo. Um olhar que transcende religiosismos, sempre separativistas,  sectários, em que a pessoa vai tomar seu passe ou dar seu passe, sua hóstia e se considera quite com Deus e vive sua vida, suas posições e atitudes completamente distantes de uma mudança de percepção da realidade espiritual das coisas. Jesus viveu o amor até as últimas consequências. Viveu isso e quem o seguiu  também. Por que entenderam que não há outra opção. Devemos ter a opinião que quisermos. Fora PT, Fora Bolsonaro, Fora Dilma, Não vai ter golpe, Lula lá em 2018. Lula deve ser preso. Enfim, no que quisermos .  Mas não podemos esquecer que somos espíritos imortais e que o amor é o caminho para a transformação desse planeta. E o amor não é só para os iguais. Os afins. Os que pensam como eu penso. Isso nós fazemos a milênios. A mega fraternidade é inclusiva, abrangente, total. . O que Jesus veio pregar refundará a estrutura desse planeta. Mas isso só se tornará se nós nos esforçarmos dia a dia em nossa mudança de atitude.
Ainda que não odiemos de fato, precisamos prestar atenção se nossas postagens, falas, discursos, não traduzem isso. Ainda que isso não seja, de fato, o que estejamos sentindo.
Desconfiemos de nós mesmos. Pois a nós mesmos é certo, podemos mudar, aos outros não. As outras pessoas compassageiras da grande nave Terra poderemos no máximo estimular com nossos exemplos, falas, posturas, ensinos e amparos.

É uma reflexão pessoal que exponho aqui para pensarmos juntos, nós, os espíritas e espiritualistas,  refletirmos juntos.  Não sobre posicionamentos políticos que são  pessoais. Mas de como estudarmos e refletirmos os valores espíritas de tal forma que ele nos levem a uma sincera reformulação de nossa visão de mundo.

Nenhum comentário: