Total de visualizações de página

sábado, 22 de junho de 2019

A posse é uma ilusão



Francisco de Assis mostrou uma realidade: a posse e o poder são dolorosas ilusões.
Godofredo e seus soldados, ao longo de 6 anos conquistou o castelo. Destruiu duas vilas de camponeses sustentadas pelo antigo senhor do Castelo. Tambén roubou terras de camponeses vizinhos, ampliando seu feudo e dividindo-o com seus comparsas. Tornando-os seus vassalos.
Fez tudo isso em 5 anos. Terminado, viveu mais três anos. Morrendo em seguida devido a uma gripe fortíssima. O castelo era muito amplo e a friagem não era retida.

Morto Godofredo, vieram as dores pós mortem. Perdeu a lucidez ao ser capturado por desafetos , sofrendo anos de tortura no mundo espiritual. Passado um tempo conseguiu fugir, assim pensava, corria muito, sempre sendo perseguido, Godofredo não sabia, mas haviam passado 16 anos. Depois de alguns dias, correndo desesperadamente naquele ambiente extrafísico frio e penumbroso,  viu uma luz. Correu em sua direção. Entrou em um túnel,  tudo começou a girar. Ele desmaiou. 

Godofredo reencarnou.
Agora participava da segunda geração de uma das famílias que ele havia expulsado.  Sofreu horrores com a fome. E assim foi por mais duas vidas curtas  Sofrimento, perseguição espiritual, fome. Expiação, mas não reparação. Muitas vidas depois, sem no entanto reparar com muios desafetos daquele passado que não o perdoaram.

750 anos passaram, Godofredo renasce no Brasil.  Ele, seus pais, seus irmãos,  participaram daqueles eventos longínquos. Godofredo, ainda hoje, sofre de perseguições espirituais devido àqueles eventos.
Sua mente é frágil. Neuroses e depressões o acompanham. As culpas diminuíram ao conhecer a Doutrina espírita e começar a trabalhar o servir e o perdoar. O início da reparação, finalmente.

O castelo? 

Não existe mais, hoje restam apenas ruínas em algum lugar da Europa Central.
Passados 750 anos todas as posses, todo o poder conquistado por Godofredo foram efêmeras. Restaram apenas expiações, perseguições e muitas pessoas ainda por resgatar e socorrer. Pessoas que ainda não estão bem, lá no mundo espiritual.

O conhecimento espírita deixa claro que a posse e o poder são ilusões. Todos os bens desta vida devem ser utilizados para sua ascese moral, ética e espiritual.  Mas na maioria das vezes, eles servem apenas para aguçar  nosso egoísmo e nossos vícios.

Francisco de Assis tinha razão. O poder é uma ilusão. As posses materiais são uma ilusão. Melhor amar. Melhor servir. Melhor viver no mundo, sem ser do mundo. Melhor seguir o Cristo como modelo e guia para nossas ações e decisões de todo dia.

Hoje, Godofredo começa a perceber isso. 

Bendita seja a Doutrina Espírita que esclarece as almas, em definitivo, do caminho evolutivo do ser: amar, perdoar, trabalhar, servir.


Nenhum comentário: