Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Arrogância

Arrogância.

 Conhecimento veiculado com arrogância, não tenta viver o que acha que sabe.
Se não vive, não sabe. Então, é uma teoria que o faz perder tempo, fugir dos confrontos reais. A arrogância mata o amor pelo conhecimento.
Por outro lado a dedicação daquele que se entusiasma com o conhecimento e o ama, chegando a uma expertise, pode ser visto pelo preguiçoso como arrogância, quando na verdade a arrogância é daquele que não quer "dar o braço a torcer" de que o outro também tem o seu valor.

 O que sabe corre o risco de se transformar em "dono da verdade" e deixar de ser um buscador para se fechar sobre si mesmo: arrogância. O que não sabe, por orgulho, é incapaz de admirar o que o outro tem de bom e destila seu fel, buscando assim se sentir superior ao outro: acusando-o. Nesse jogo de espelhos a saída é "despretender". Abrir mão.

 Estar aberto mesmo que a pessoa não seja essa "Coca Cola toda", assim nos tornamos "sempreaprendentes". Caixeiros viajantes de si mesmo, buscamos em cada porto, cada pouso, cada ser, novas experiências que possibilitem nossa ampliação de saberes, desapego da matéria e aumento dos bons sentimentos.... Não é importante ser importante. É importante vibrar e contagiar, jogar coisas boas noa ar... pelo menos tentar...

Não querer convencer ninguém de nada. Isso não quer dizer que você não tenha suas convicções, mas que está sempre atento ao que o outro tem para dizer.



Nenhum comentário: