Total de visualizações de página

sábado, 18 de janeiro de 2014

Melhor um cão ou desencanar das projeções....

No nosso desafio diário no lidar com os outros seres humanos, urge percebermos que o outro não é só aquilo que ele diz de si, daquilo que ele demonstra para ti, que o outro não pode ser avaliado tão somente pelo desempenho sexual dele na cama, pela cor dos olhos, pelo país de origem, pela ajuda que nos deu, pelos erros que comete, pelo número de namoros que teve, pela sua idade, pelas suas crenças, por que temos pena dele, pelo seu conhecimento, pelas coisas bonitinhas que escreve no facebook, pelo que possui, tampouco pela sua profissão ou pelo seu biotipo.

Nossas inseguranças, experiências, gostos, memórias, lembranças e carências tendem a criar em cima do outro uma entidade irreal. Nós construímos um ser ideal , fruto de tudo que nosso ser carente, distraído e acomodado não desenvolveu em si. Esquecemos que na vida real, um relacionamento cheio de expectativas moldadas em fantasias irreais é a chave do fracasso. O outro é o outro e só.

A própria ansiedade em construir, (dessa vez), o relacionamento ideal, é isso mesmo, legítimo, mas se não tivermos efetivado os devidos auto-confrontos, teremos mais uma vez, idealizações, que nos levarão para uma cegueira patológica sobre o outro.
E graças as carências que queremos suprir, buscando acertar dessa vez, (de qualquer maneira), criamos vendas nos olhos, sujeitando-nos, apequenando-nos, esquecendo-nos.

Tentando através de um pseudo-relacionamento, artificial e falso, acreditar e perdoar tudo, para não perdê-lo ou aceitar tudo para tentar reconquistá-lo, não a pessoa real, mas o príncipe ou princesa idealizados. Numa permissividade reprovável, se prejudicando como indivíduo e como ser humano.

Ou então essa ansiedade levará a uma prostituição-branca de si mesmo, prostituição essa perfeitamente defendida pela pessoa, na troca desvairada de sexo pelo sexo. Ou, na esperança infantil de que isso seduzirá o outro para si.

(relacionamentos frutos do tesão e do jogo de sedução são apenas formas de distração, pouco tem que ver com o que digo aqui e provavelmente quem está nessa, não lerá esse texto. Simplesmente porque esse tipo de pessoa está na vida para se divertir e gozar e privilegia quem o faça sorrir e quem o elogie, não concordará com nada ou com pouca coisa do que está escrito aqui. Tudo bem, viva a democracia, ninguém é melhor do que ninguém e, ler ou não um texto grandes desses aqui, não garantem nada, apenas nos auxiliam a pensar ou re-olhar velhos temas e velhos hábitos mentais.)

Essa ansiedade carente também poderá trazer um caminhão de expectativas que, por serem idealizadas, ou seja, esperadas do outro, levarão as escolhas erradas, aos desgastes, as cobranças, as comparações, a novas e frustrantes experiências....

Ninguém é a solução de ninguém e alma gêmea não existe. Bons relacionamentos são, como tudo que é excepcional e bonito na vida, fruto de trabalho árduo, em si, em dar o melhor de si, para a vida e para o outro.....

Entrega e não cobrança. Afinidade e diálogo e não elogio e cama e, sobretudo, ideias afins....

Não se trata aqui de concordar e pensar igual ou ser da mesma profissão ou de mesma religião, nada disso, a vida mostra que pessoas de religiões e profissões, aparentemente distantes, como evangélico e católico, militar e professor, policial e médico ou advogado e artista, podem sim, dar-se muitíssimo bem, como conhecemos casos assim.

Pois falamos de outra coisa de de Jornada de Vida. Olhar na mesma direção. Foco e interesse mútuos no crescimento do outro. A afinidade deve ser nos objetivos de vida. Olhando de uma forma maior.
Não importa como isso se dará, somos todos experiências em construção, então cada casal terá seus focos diferenciados, específicos, mas é necessário que esse interesse de almas ocorra. Isso levará que mesmo que tenham religiões, crenças e profissões diferentes, que eles busquem algo maior que os motivem a compartilhar essa jornada histórica que é a sua vida...

Infelizmente, criamos e alimentamos fantasias e expectativas por que é mais fácil manter relacionamentos assim e permitindo-nos assim perpetuar nossos egoísmos e nossas vampirizações...


Melhor é buscarmos a maturidade não tentando sempre detonar ou sobrevalorizar os outros.

Nem ofender, agredir e rotular para se julgar melhor, nem se diminuir, se retrair ou se desleixar por se julgar pior. Buscar não num outro hipotético e idealizado a solução dos problemas emocionais. Mas buscar construir-se como ser humano, amigo, transparente, dedicado e fraterno = maturidade emocional. Buscar no mundo fora de nós, externar os sentimentos nobres de nossa alma.

Mas, sempre lembrando, antes de pensarmos em jornadas históricas, focos e ideais e afins, que simplesmente comecemos namoros sem tantas cobranças e sem tantos passados, sem tantas projeções e sem perder o foco nos nossos objetivos de vida.

Se valorizarmos isso, naturalmente nossas projeções se desfazem e estaremos aptos a Reconhecer se o enamoramento inicial ou o interesse inicial levará a algo que vai valer a pena ou se foi apenas projeção idealizada fruto de carências, tesões e auto-afirmações infantis de nosso ser...

Idealizações = Projeções = Comparações =infantilizações = egões = quem exige tudo, não está disposto a dar nada.









Nenhum comentário: