Total de visualizações de página

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Elogie mais e critique menos.


Newton Campos

Elogie as fortalezas dos seus amigos. Enalteça os aspectos positivos dos seus colegas de trabalho. Exalte os lados positivos do seu cônjuge.
Estudos recentes realizados nos Estados Unidos demonstram que cada crítica que você faz a uma pessoa requer pelo menos três elogios como compensação psicológica. Por exemplo, os casamentos que duram mais são aqueles em que a esposa ou o marido realizam uma média de quatro a cinco elogios para cada crítica feita ao cônjuge. O mesmo acontece no ambiente de trabalho e deduzo que o mesmo deveria acontecer num colégio ou numa universidade.
Será que essa história de elogiar as fortalezas realmente funcionaria também com crianças e adolescentes? As crianças adoram fazer exatamente o contrário do que você pede e grande parte dos adolescentes parecem estar revoltados “por natureza”. Dá para ficar elogiando ou enaltecendo?
Acho que sim, pois lembremos que este conceito não defende apenas elogios. Trata-se de deixar de criticar tanto as fraquezas das pessoas e passar a enaltecer as coisas boas que elas fazem.
PAra ver o artigo na íntegra: http://blogs.estadao.com.br/a-educacao-no-seculo-21/elogie-mais-e-critique-menos/

Nenhum comentário: