Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O Professor Mais Calmo do Mundo





Professor sofre. Baixos salários, desinteresse e desrespeito de todos. Diretores de escola, Pais e alunos. O estresse é alto.

Dar aula é muito interessante, mas gera muito estresse. Infelizmente um país como o nosso, que é uma farsa, não há por parte das pessoas que aqui vivem, uma valorização do ato de aprender. Do ato de pesquisar, de crescer e produzir. Consequentemente há um profundo individualismo onde, as classes médias, principais responsáveis pela decadência do ensino público e da saúde pública neste país. Pois por poderem pagar colégios caros e bons aos seus filhos e planos de saúde maravilhosos. Ignoram quase que completamente os rumos que seu dinheiro pago, no caríssimo Imposto de Renda, toma na mão da ratoaria dos grandes partidos políticos que saqueiam a décadas este país.
No dia que a classe média, como um todo, disser: basta a tanto desvio de renda e exigir do governo de fato, responsabilidade com o nosso dinheiro, a educação e a saúde pública melhoram, a mídia que depende dela para sobreviver, a classe média, se junta a ela e tudo se modifica. Os partidos pararão de colocar como presidentes dessas instituições públicas, políticos que só estão ali, para fechar negócios milionários com empresas terceirizadas e prestadoras de serviço.
Se a classe média um dia acordar terá na mídia um aliado terrível que exilará em definitivo, empresários, políticos e juízes que teimam em querer que este país seja ainda uma “colônia de exploração” no caso, a metrópole não está lá fora, são esses tais citados acima. Os ricos que posam para “caras” e outras que tais.
Uma máfia política, ricae parasitária que tanto mal faz a maioria da população.
Enquanto isso não ocorre, nossos jovens estarão nessa, de corpo mole , para o estudo. Alheios a tudo que não lhes der satisfação imediata.
Os nossos grandes artistas são em sua maioria pessoas ricas, milionárias, casadas com ricos milionários que são ou empresários ou políticos ou filhos destes. Assim ganham a admiração do povo, nada fazem para mudar as coisas, e se tornam como se tornou todos os partidos políticos ou 90% deles, cooptados pela Grande Máfia.
Por isso neste país nossos jovens são tão musicais.
Por isso nossos jovens têm nestes tais seus modelos
( o número de festas, bailes, grupos de pagode romântico, rock, sertanejo romântico, funk , são muito, muito grande. Em poucos países do mundo você tem um número tão grande de jovens focados nisso. Festa, festa, festa, festa chopp, festa vacaria, festa funk, festa, festa, festa. O lúdico atinge níveis inacreditáveis. Vejam bem, nada contra os bailes. Não é isso. O problema que isso corre diante do grande vazio que existe nesses jovens. Vazio de busca, metas, interesses, vazio...
Que estimula, é claro, a busca pela frivolidade como forma de vida.
O que leva a uma multidão de seres humanos a viverem sem se perceberem seres humanos em sua plenitude.
E, isso não é pregação religiosa. Plenitude cultural, estética, emocional, que dá visões mais amplas e mais condições de possibilidades de ver a realidade, reagir sobre ela e dominá-la.
Isso, infelizmente é mais radical em nosso país do que nos outros países ocidentais.

Nossos jovens são tão sensuais, leia-se sexuais, tão precocemente sexualizados, tão precocemente pais ( o Brasil é um dos líderes mundiais de gravidez abaixo dos 21 anos) é gente o sexo e a “ficação” tem seu preço. Erotização que traz uma série de problemas psicológicos e emocionais, que refletem no altíssimo índice de violência contra as crianças, violência contra as mulheres e incapacidade de auto-diferenciação sexual.

Tão precocemente alcoolizados (também somos um dos recordistas disto) morrem tanto assassinados ( também somos um dos países recordistas desta modalidade) Morrem tanto em acidente de trânsito e cometem muito acidentes de trânsito ( idem recordistas). E temos índices baixíssimos de rendimento escolar. ( um dos últimos se comparados aos países democráticos do mundo) Baixa noção cultural em história, (para quê?), artes, filosofia (que isso?), leia-se : percepção espaço temporal de si.
A leitura de um jovem alemão ou de um jovem americano do ensino fundamental, é superior a leitura de boa parte de nossa população universitária, para termos uma ideia.
Isso irá mudar algum dia? Sim. Mas, diante do que vemos no horizonte, se a classe média não acordar e perceber que a educação, a saúde pública são um problema seu.
Acredito que só a partir do século XXIII (23) começaremos a ter um Brasil melhor.... E viva a comeerj, que é dentro dos seus limites, um incentivo micro para uma melhoria no horizonte consciencial da nossa juventude. Há muita coisa por fazer, crescer, melhorar, mas é o que há de melhor nesse país para um “início do princípio do começo” para um novo olhar.
Desculpem, sei que foi longo e que provavelmente ninguém irá ler. Afinal é sobre isso mesmo que estou falando, a preguiça intelectual de nossa gente, mas aproveitei o ensejo para dizer uma e outra palavrinha.

Anderson.

Nenhum comentário: