Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de março de 2012

Um olhar sobre as favelas pelo planeta


Um olhar sobre as favelas pelo planeta

Dos mais de sete bilhões de habitantes do planeta, estima-se que um bilhão vive em favelas. Embora este número pareça alto, projeções recentes indicam que tal quantidade deve dobrar até 2030. Uma jornalista fotográfica americana, Paula Nelson, compilou um álbum com 55 imagens que retratam a atualidade nas principais favelas do mundo.
Embora haja várias diferenças entre tais áreas de habitação em cada nação, a maioria abriga pessoas abaixo da linha da pobreza, cujas casas estão à margem de serviços como eletricidade, água encanada e saneamento básico. Apenas a Índia, país com a segunda maior população do planeta, tem mais de 93 milhões de áreas de habitação irregular.

Entre as fotografias reunidas pela jornalista dos EUA, há algumas muito significativas para o Brasil: retratam a remoção da comunidade do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP), ocasião em que a polícia militar desalojou mais de seis mil pessoas de suas casas. O caso chamou a atenção da mídia internacional e foi parar nas lentes de fotógrafos de jornalistas de dezenas de países. [Boston.com]

Nenhum comentário: