Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

MEDO,NEUROSE, OBSESSÃO E DOMÍNIO MENTAL- UMA PEQUENA ESTRATÉGIA MENTAL.


MEDO,NEUROSE, OBSESSÃO E DOMÍNIO MENTAL- UMA PEQUENA ESTRATÉGIA MENTAL.


O medo é natural está inserido no nosso processo evolucionário, ajudou-nos a sobreviver e chegarmos homo sapiens até aqui. Então o se assustar é normal. Já a ansiedade este medo de longo prazo é altamente destrutivo.

Os motivos da ansiedade podem ser justificáveis ou não, mas quando trazem em suas motivações internas o medo ela nos paralisa, podendo precipitar reações externas equivocadas, atos de violência, inimizades e atentados contra si mesmo.
Uma coisa que me ajudou muito quando estava preso a um processo inibidor de grande monta foi uma leitura de origem budista que me levou a um insight que mais do que palavras tiveram um efeito desassediador, aqui escrevo ao sabor da memória, mas as idéias não são minhas apenas me auxiliaram e auxiliam até hoje:

Nossos problemas nunca estão ali, onde estamos. Ou estão presos a nossa memória no passado, gerando associações, ansiedades e medos ou está no futuro, fruto da imaginação, do pessimismo, da falta de auto-estima.
A maioria dos problemas nunca está no aqui e agora, onde nós estamos. no aqui e agora existem apenas os efeitos seja da imaginação no passado ou no futuro. Neste momento, neste segundo eu estou livre.

E é a partir dessa percepção que eu devo fincar minhas ações. Sem os condicionamentos, recalques e sombras do passado, sem os temores e receios do futuro que ainda não ocorreram.

E quando eu estiver vivendo o momento adverso, aí sim naquele momento eu fixo minha mente no Cristo ou em Deus e nele me refugio.

A Onisciência divina torna-se meu refúgio. Mas logo após o problema ter ocorrido eu não me fixo mais na adversidade, é passado.

O ódio, a mágoa, o medo, o receio, a inibição, a ansiedade quase nunca estão aqui no presente, estão sempre na tela-mental, impregnadas de passado ou de futuro.
Futuro e presente são espaços de tempos variados, podem ter 5 minutos ou 5 anos. O fato concreto é que ou já passou ou ainda há de vir. E o segredinho é fugir da armadilha vincando nossa percepção não na imaginação que escraviza, mas no refúgio divino, realidade do presente.

Como diz Gilberto Gil: "o melhor lugar do mundo é aqui e agora".

Pois no agora raramente está a situação ” X” da angústia. No agora, me perdoem a repetição deve estar nossa vontade de acertar, nosso desejo de crescer, a certeza de nossa imortalidade haja o que houver e de que tudo, realmente tudo está no controle das hierarquias gloriosas que dirigem do mais alto os destinos do homem.

Anderson F. Santos.



Nenhum comentário: