Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Em busca dos valores Humanistas



"... Nossa ciência chegou à maturidade, no dia em que o homem ocidental começou a compreender que ele jamais se compreenderia a si mesmo, enquanto na face da Terra, uma só raça, um só povo, fosse tratado por ele como um objeto. Somente então, a antropologia pôde se afirmar como o que é: um empreendimento, que renova e expia a Renascença, com o fim de levar o humanismo a alcançar a medida da humanidade. Permiti, pois, meus caros colegas, que depois de haver prestado homenagem aos mestres da antropologia social no começo desta aula, minhas últimas palavras para estes selvagens, cuja obscura tenacidade nos oferece ainda o meio de atribuir aos fatos humanos suas verdadeiras dimensões: homens e mulheres que, no momento em que falo, a milhares de quilômetros daqui, em alguma savana pouco a pouco destruída pelo fogo cerrado, ou numa floresta encharcada de chuva, retornam ao acampamento para dividir entre si uma magra pitança, e evocar juntos os seus deuses; estes índios dos trópicos, e seus semelhantes pelo mundo a fora, que me ensinaram seu pobre saber no qual se acha, entretanto, o essencial dos conhecimentos que me haveis ensinado encarregado de transmitir a outros; em breve, infelizmente, todos votados à extinção, sob o efeito das doenças e dos modos de vida - para eles, ainda mais horríveis - que lhes levamos; e com relação a quem contraí dívida da qual não serei liberado, mesmo se, no lugar onde me pusestes, eu pudesse justificar a ternura que me inspira, e o reconhecimento que lhe tenho, continuando a me mostrar, tal como fui entre eles, e tal como, entre vós, eu gostaria de deixar de ser: deles o discípulo e a testemunha."


CLAUDE LÉVI-STRAUSS, Aula inaugural. Trad. de Maria Nazaré Lins Soares. In: COSTA LIMA, Luiz (org.).
O Estruturalismo de Lévi-Strauss. Petrópolis, Vozes, 1968, p. 77.

Nenhum comentário: