Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Manuscrito Voynich


                                                                Manuscrito Voynich 



Vocês já ouviram falar no Manuscrito Voynich? Conhecido como o manuscrito mais misterioso do mundo.

O Manuscrito Voynich tem sido apelidado de “O manuscrito mais misterioso do mundo”, o único documento datado da Idade Média cuja escrita ainda nao foi decifrada. O nome do manuscrito é uma homenagem ao seu descobridor, o vendedor de livros antigos e colecionador americano,
 Wilfrid M. Voynich, que a descobriu em 1912, entre uma coleção de manuscritos antigos mantidos em Villa Mondragone, em Frascati, perto de Roma, que tinha sido até então se transformou em um Colégio dos Jesuítas (encerrada em 1953)

O Manuscrito possui 234 páginas, ricamente ilustradas, sendo escrito em escrita e língua desconhecidas. Percebe-se uma divisão em 5 seções, sendo que das 4 primeiras pode ser intuído o conteúdo a partir das gravuras: Botânica, Astronomia (ou Astrologia), Biologia (animais), Farmacologia (ou Medicina). A 5ª e última seção contém apenas escrita. Recentes estudos de datação por Carbono 14 e por radiação infravermelha dataram o manuscrito na primeira metade do século XIV, embora houvesse quem o atribuísse ao frade franciscano Roger Bacon (século XIII, mais antigo).

O volume pertenceu ao Imperador Rodolfo II do Sacro Império Romano e, desde então, houve muitas tentativas para decifrar o texto, inclusive por especialistas em criptografia da marinha norte-americana, mas não houve sucesso algum.

O livro está hoje guardado na “Biblioteca Beinecke de manuscritos e livros raros” da Universidade de Yale, Estados Unidos, a disposição para quem pretenda decifra-lo.

Alguém se habilita?

O  "Manuscrito Voynich"  está na "Biblioteca Beinecke de Manuscritos e Livros Raros" que fica na Universidade de Yale, em New Haven nos Estados Unidos.



                         Para quem ficou curioso, essa é a Biblioteca Beinecke. Não é maravilhosa?

Nenhum comentário: