Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

oração centrante -meditação católica

ORAÇÃO CENTRANTE & MEDITAÇÃO CRISTÃ



ORAÇÃO CENTRANTE

Base Teológica


A Graça de Pentecostes afirma que Jesus ressuscitado está entre nós como o Cristo glorificado. Cristo vive em cada um de nós como O Iluminado, presente em toda parte e em todos os tempos. Ele é o Mestre vivo que envia continuamente o Espírito Santo para habitar dentro de nós e para dar testemunho de Sua ressurreição, habilitando-nos a experimentar e manifestar os frutos do Espírito e as Bem-Aventuranças tanto na oração quanto na ação

Lectio Divina


A Lectio Divina é o modo mais tradicional de cultivar a amizade com Cristo. É uma forma de escutar os textos das Escrituras como se estivéssemos conversando com Cristo e Ele estivesse sugerindo os temas da conversa. O encontro diário com Cristo e a reflexão sobre Sua palavra conduz-nos além do mero conhecimento, para uma atitude de amizade, confiança e amor. A conversação se simplifica e dá lugar à comunhão ou, como definia São Gregório Magno (Século VI), ao "repouso em Deus". Este foi o significado clássico da oração contemplativa nos primeiros dezesseis séculos do Cristianismo.

Oração Contemplativa


A oração contemplativa é um desenvolvimento normal da graça do Batismo e da prática regular da Lectio Divina. Podemos pensar na oração como pensamentos ou sentimentos expressos em palavras. Mas esta é apenas uma de suas expressões. A oração contemplativa é uma abertura da mente e do coração - de todo o nosso ser - a Deus, o Grande Mistério, que está além de todos os nossos pensamentos, palavras e emoções. Nela abrimos nossa consciência a Deus - que, como sabemos pela fé, está dentro de nós, mais próximo que nossa respiração, nossos pensamentos, nossa capacidade de escolher - mais próximo do que a própria consciência. A oração contemplativa é um processo de purificação interior que pode conduzir-nos, se consentirmos, à união com Deus.


O Método da Oração Centrante

A Oração Centrante é um método concebido para facilitar o desenvolvimento da oração contemplativa, preparando nossas faculdades para cooperar com esse dom. É uma tentativa de apresentar os ensinamentos de épocas mais antigas (por exemplo, os do livro A Nuvem do Não-Saber) sob uma forma atualizada, dando-lhes uma certa ordem e regularidade. Ela não foi criada para substituir outras formas de oração, mas nos ajuda a encarar essas outras formas sob uma perspectiva nova e mais rica. Durante o período de oração damos assentimento à presença de Deus e à sua ação dentro de nós. Nos outros momentos, nossa atenção se volta para fora, para descobrirmos a presença de Deus em toda parte.


Explicação do Roteiro Básico

I - Escolha uma palavra Sagrada (ou palavra de amor) como símbolo de sua intenção de dar assentimento à presença e à ação interior de Deus.



1.A palavra de amor expressa nossa intenção de estar na presença de Deus e de dar espaço à ação divina em nós. A palavra de amor deve ser escolhida durante um breve período de oração, pedindo inspiração ao Espírito Santo para a escolha de uma que seja especialmente apropriada para nós. a) Exemplos: Senhor, Jesus, Abba, Pai, Mãe, Meu Deus.b) Outras possibilidades: Amor, Paz, Shalom, Obrigado (a) etc.
2.Uma vez escolhida uma palavra de amor, não devemos mudá-la durante o período de oração, pois isto desencadearia o reinicio do fluxo de pensamentos.
3.Um simples olhar interior para Deus pode ser mais adequado, para algumas pessoas, do que a palavra de amor. Neste caso, expressamos o consentimento à presença e à ação de Deus em nós voltando interiormente, amorosamente, nosso olhar para Deus como se O estivéssemos vendo. O mesmo roteiro básico é aplicável tanto à palavra de amor quanto ao olhar de amor.



Roteiro básico para prática:


1 - Escolha uma palavra sagrada (ou palavra de amor) como símbolo de sua intenção de dar assentimento a presença e à ação interior de Deus.
2 - Sentado confortavelmente, com os olhos fechados, aquiete-se brevemente e, silenciosamente, comece a repetir a palavra do amor como símbolo de seu consentimento à presença e à ação de Deus em você.
3 - Quando tomar consciência de pensamentos, volte muito suavemente à palavra de amor.
4 - Ao final do período de oração, permaneça em silêncio, com os olhos fechados, por uns 2 minutos.


II - Sentado confortavelmente, com os olhos fechados, aquiete-se brevemente e, silenciosamente, comece a repetir a palavra de amor como símbolo de seu consentimento à presença e à ação de Deus em você. .



"Sentar-se confortavelmente" significa "com relativo conforto" - não tanto que encoraje o sono, mas o bastante para evitar que pensemos sobre o desconforto de nossos corpos durante o tempo de oração.
Qualquer que seja a posição de sentar que escolhamos, devemos manter a coluna ereta.
Se cairmos no sono, devemos continuar a oração por alguns minutos após despertar, se dispusermos de tempo.
Orar deste modo depois de uma das principais refeições favorece a sonolência. É melhor esperar pelo menos uma hora para iniciar a Oração Centrante. Orar desta forma pouco antes do momento de ir para a cama pode perturbar o desenvolvimento do modo de dormir característico de cada um.
Fechamos os olhos para nos desligarmos do que está acontecendo em volta e dentro de nós.


Iniciamos a repetição da palavra de amor suavemente, tão delicadamente como se estivéssemos depositando uma pena sobre um floco de algodão.


III - Quando tomar consciência de pensamentos, volte muito suavemente à palavra de amor.



A palavra "pensamentos" refere-se, genericamente, a toda forma de percepção, como impressões sensoriais, sentimentos, imagens, recordações, reflexões e comentários. Os pensamentos são uma parte normal da Oração Centrante. Um mínimo de esforço é indicado para "voltar muito suavemente à palavra de amor". Esta é a única forma de ação que iniciamos durante o período da Oração Centrante. No decorrer da nossa oração, a palavra de amor pode tornar-se vaga ou mesmo desaparecer.


IV - Ao final do período de oração, permaneça em silêncio, com os olhos fechados, por uns 2 minutos.


1 - Se esta oração for praticada em grupo, o líder pode recitar vagarosamente uma oração durante 2 ou 3 minutos adicionais, com os outros escutando.
2 - Os 2 ou 3 minutos adicionais dão à psique tempo para reajustar-se aos sentidos externos, permitindo-nos estender a atmosfera de silêncio à nossa vida diária.

Nenhum comentário: