Total de visualizações de página

domingo, 5 de janeiro de 2020

Ortodoxia em espiritismo ? cuidado.




Sobre os ortodoxos que querem transformar o espiritismo em religião de livro sagrado e aqueles que adoram seguir estes, por ausência de reflexão, ficam aqui algumas ponderações e observações.

Os puristas sempre existiram em Espiritismo. É muito fácil criticar quem esta fazendo. O difícil é trabalhar com amor. Sobre os  puristas doutrinários, percebi que sua pureza nunca era sobre os pontos básicos da doutrina, mas sobretudo em  detalhes. Eles sempre se pegavam nos detalhes por que nos detalhes entram a sua opinião sobre o assunto. A sua versão da realidade. Eles não argumentavam com lógica, sua argumentação precisava ser ortodoxa, presa a letra, para que as suas interpretações pessoais do que é a verdade pudessem funcionar. 

Ou existe progresso ou as religiões tradicionais estão certas. 

Se existe progresso, espiritismo não pode ter livro sagrado. É uma contradição em termos. 

Ortodoxia numa ciência do mundo espiritual, sobre o qual tão pouco sabemos é algo extremamente limitado e contraditório. 

A ciência do mundo espiritual não pode ter teólogos versados em decorar as obras de Kardec. 

Kardec não era um pastor era um pesquisador. 




O mundo espiritual não cabe num livro. 

Todo ortodoxo tem a pretensão de engessar o pensamento com as suas ideias sobre o que é a verdade segundo ele. Daí que a mediunidade sempre será algo com a qual ele irá ter uma relação distante ou dará crédito apenas aquela entre os seus que respalde seu discurso.
Por isso, todo o seu raciocínio se desenvolve com trechos pinçados das obras de Kardec. Trechos que corroborem a sua interpretação da obra kardequiana. 

As outras obras sejam psicografadas, seja de quem utilize estas obras psicografas como referência para estudos e palestras serão reprovadas, alguns ortodoxos mais destemperados irão debochar, ridicularizar, menosprezar, médiuns, obras trabalhadores e federações atraindo pessoas invigilantes para suas argumentações. Isso fazem por que os informes mediúnicos sérios lhes dá vertigem, possuem dificuldades para aceitar o que não estiver explicito num livro sagrado, são atavismos de outras vidas com  os quais não quiseram ou puderam romper, daí que para eles,  os informes mediúnicos soam com uma insustentável leveza de ser, um caminho imaterial o qual   não estão predispostos a trilhar. Querem a segurança da tradição, mediunidade só a do s médiuns de Kardec no século XIX, qualquer outra é vista como intrusa à Doutrina pois  lhe escapa entre os dedos. Eles não têm como DOMINAR os discursos com essa disseminação barata da mediunidade.

Por isso perseguem tanto Chico Xavier. 





Chico Xavier é a principal vítima da perseguição ortodoxa.


Por isso mesmo boa parte dos ortodoxos abandonam o espiritismo depois de um tempo. Sua raiva contra o misticismo ( assim chamam a prática mediúnica e seus informes), cedo ou tarde irá também contra boa parte da produção mediúnica feita na França do século XIX, ao perceber, os ortodoxos nem mais são espíritas, tanta raivosidade, tanta invigilância, fazem com que percam a capacidade de ser um trabalhador comum de casa espírita, não se adaptam e acabam saindo, graças a rigidez de seu pensamento que é incapaz de conviver com o que pensa diferente, no caso o movimento espírita, que não aceita transformar-se em mais uma seita cristã ortodoxa e aí ele sai. 

Não raro continuando o que fazia antes, detonando, atacando, menosprezando o espiritismo. Deixando muita crítica ácida, muita ironia, muito desrespeito, muito intelectualismo improdutivo, os que produzem algo, destroem muito mais, e quando produzem algumas vezes tendem a querer torcer ou manipular o pensamento de Kardec ao seu ponto de vista. Nem todo ortodoxo purista é radical, alguns por educação são mais contidos, mas trazem desprezo por qualquer coisa que não esteja escrita em algumas das obras de Kardec. E reforma intima ? 

Não é bem a praia deles. Muitos tem posições de classe média alta com relações a temas do dia a dia como maconha e aborto, não aceitam que se diga sobre a influência negativa durante o Carnaval.  Acham exagero. Ou seja, não abrem mão de nenhuma de suas ideias terra a terra em virtude de terem adquirido conhecimento espírita. 

 O purista doutrinário  gosta mesmo é de criticar para diminuir o outro e assim chegar ao poder.

Poder aqui não só a direção de um centro ou de uma federação mas o poder da hegemonia cultural.  O domínio das mentes. 

Todo ortodoxo nos arraiais espíritas  se acha 
dono da verdade. E sua principal arma contra os que não lhe seguem a cartilha é o deboche. Nunca o argumento sólido. 

A maioria dos ortodoxos nunca viu um espírito, nunca teve um vislumbre de suas vidas passadas, nunca desdobrou para fora do corpo. Por isso, ele desanca com as experiências alheias, não se iluda pensando que ele está só  contra Chico Xavier e Emmanuel. Ele está contra todos os médiuns, inclusive você.  

Ele  despreza toda a mediunidade e justifica suas interpretações num livro ( ou partes dele) que ele elegeu como sendo a verdade.... 

Se observarmos com cuidado percebemos que o ortodoxo, o purista doutrinário, sem o perceber, é contra a teoria espírita da mediunidade por que seu argumento, ainda que não diga explicitamente, ou nem pense nisso, mas seu argumento é que ou o espirito e inferior ou é o médium que sendo mal caráter escreve e atribui o resultado da obra a farsa. 
Falam no maior cinismo que a obra Paulo e Estevao é uma mentira. Como assim? É mentira, é invenção por que  "eles" estão dizendo que é, simples assim.  
E usam até mesmo material historiográfico para acabar com a obra. Como se fosse possível algo assim. Não é. A não ser, claro, que a pessoa não seja espírita e desconheça o fenômeno mediúnico, aí claro, tudo pode ser considerado fantasia. Mas a pessoa se diz espírita e nem se dá ao trabalho de verificar os acertos da obra, que ultrapassam as centenas. Paulo e Estêvão ultrapassa em centenas as referências exatas sobre o império romano e sua vida privada.  A pessoa , como é do contra, usa argumentos dos inimigos do espiritismo para ridicularizar não só a obra mas o fato mediúnico como o  espiritismo explica. 


O ortodoxo ignora as centenas de referências exatas da obra. Preferem buscar erros em detalhes
 usando de falácias lógicas para diminuir uma das maiores obras mediúnicas já publicadas no mundo sobre o cristianismo em suas primeiras horas.


Afirmando  de que a mediunidade só funcionou com confiança com Kardec. E aí ele irá fazer todo um malabarismo para justificar isso, o que ele não percebe é que ele está dizendo que a proposta de Kardec não funciona. Ora, se Chico, Yvone Pereira, Divaldo Franco e todos os outros médiuns que já passaram nos arraiais brasileiros são pastiches,  eles estão dizendo, sem dizer,  que é a ideologia do padre Quevedo ou da teosofia que possuem razão e não a de Kardec, por que a de Kardec é o pleno uso da Mediunidade com seriedade e amor como foi e  é utilizada nas casas espíritas sérias e idôneas. 

Então quando você chama um orador ortodoxo você está sendo contraditório por que dá espaço a quem no fundo, no fundo, despreza o trabalho mediúnico da casa espírita. 

Por que meus amigos, não se iludam, Chico Xavier antes de ser um médium famoso, foi um excepcional trabalhador de centro espírita, pé no chão, lidando com a população,  durante mais de 70 anos, servindo, amando, socorrendo. 

Através do trabalho dele, de sua influência direta e indireta,  surgiram  milhares,  leiam de novo, MILHARES de casas de assistência, orfanatos, casas do pão,  asilos, bazares, centros espíritas, dispensários, hospitais, escolas, creches, lares,  milhares. 

Isso ocorreu graças às pessoas que lá iam na busca de amparo e eram socorridas, uma vez estando bem  queriam ficar lá em Pedro Leopoldo ou Uberaba trabalhando com Chico, ele  dizia que "muitos mourões juntos não fazem uma cerca." E mandava a pessoa  trabalhar na cidade de origem dela. Ele falava para a pessoa - faça lá,  onde você mora. 

Outras tantas que iam lá e os espíritos, através de suas mãos, estimulavam-lhes a abertura de locais de assistência em suas cidades. Isso os ortodoxos não falam. 

Não há no Brasil uma  pessoa que tenha inspirado,  estimulado, influenciado, a abertura de casas de socorro, caridade e amparo mais do que Chico Xavier. Mas especificamente a dupla Chico Xavier / Emmanuel. 

Uma árvore se avalia pelos frutos que dá. 

A árvore Chico Xavier / Emmanuel foi a que mais deu  frutos de caridade, socorro e assistência no Brasil. Podendo contar entre aqueles benfeitores do mundo que mais  influenciaram para o bem de todos e a assistência espiritual no mundo. 

A árvore CHICO XAVIER DEU MUITOS FRUTOS MARAVILHOSOS. 




É  um desafio a qualquer destes puristas que desancam com o Chico a fazerem mais. 

Não tem como. Para isso teriam que parar de atacar e servir, servir muito, usando sua inteligência que com certeza é excepcional, para somar e não para destruir.

Não quer dizer que CHICO XAVIER seja infalível como pessoa ou como médium. Podemos discordar de algo, sobretudo por que a sociedade mudou. Ao longo das décadas. Natural que certos discursos moralistas  datados dos anos 30, 40 e 50 caiam por terra. Para isso precisamos trabalhar de forma saudável o binômio admiração/discordância. 

Uma coisinha aqui outra ali. Normal haver discordância, interpretações diferenciadas , buscando opções de respostas aqui ou ali. Discordar até mesmo de estilo literário. Ok. Eu posso discordar de algo sem que eu perca a admiração de quem fez a obra. 

O fenômeno mediúnico nunca será 100% puro. Mas isso não é o que os ortodoxos xiitas fazem. Eles querem banir TODA OBRA mediúnica que não seja Kardec, com raríssimas exceções,  como Herculano Pires, uma delas, paradoxalmente, Herculano intelectual, filósofo, pedagogo, mas Herculano dirigiu um grupo mediúnico,  nunca foi contra a mediunidade ou contra o movimento espírita brasileiro, tendo atuado brilhantemente e produzido muito, não se sectarizou,  foi crítico, sim, mas não agia para detonar, liquidar médiuns e mediunidades.
Sobre o tema  mediunidade escreveu excelente obras,  não se deixando  cair na armadilha fácil da ortodoxia agressiva e dinamitadora que vemos grassar na internet hoje. Inclusive Herculano Pires  trabalhou com Chico Xavier. Produziram obras juntos.

A ortodoxia dentro do Espiritismo se tornou uma secção que ataca o movimento espírita chamando-o pejorativamente de "meb." 
Chamou  o movimento espírita de meb com ironia fique atento, provavelmente é um ortodoxo que critica muito e é dono da verdade. E todo dono da verdade tem dificuldade em amar o que não  é espelho. 

Ele quer ter poder, razão e seguidores. 

Por isso fica na oposição. Sempre contra. Sempre ironizando quem trabalhou. Sem um olhar parcimonioso. Por que ele quer ocupar o lugar de realce. 

Por isso Chico e Emmanuel são seus principais adversários. 

Cada um pense o que quiser. Mas vigiemos. Decorar itens de O Livro dos Espíritos  não é se espiritualizar.


Nenhum comentário: