Total de visualizações de página

domingo, 15 de outubro de 2017

MALEDICÊNCIA DOENÇA MENTAL E NEGAÇÃO DO AUTOCONHECIMENTO:


"A Maledicência faz mal a saúde mental daquele que a pratica!
 E isto não tem relações com práticas de moralidade, e sim, com a manutenção de uma vida saudável. Pois, a prática da maledicência acarreta um distanciamento psíquico do indivíduo em relação a si mesmo, o que limita e restringe as possibilidades de ampliar a “minha percepção sobre quem eu sou”. Isto porque, a sua atenção não está em quem “Você é?” e sim, na essência do outro. 

Nós, nos constituímos também através do outro, mas a nossa atenção não pode estar somente atenta às limitações daquilo que “não é meu”. Isto dificulta o alcance de bons insights, pois limita as possibilidades do indivíduo de “conhecer a si mesmo”, o que significa dizer que “estou tão atento às demandas e ações do outro que já não me percebo mais no meu próprio contexto de vida, não consigo reconhecer que parte e que responsabilidades tenho sobre as condições que hoje me encontro, ficando na condição daquele que não se conhece e não faz a mínima ideia de que não se conhece, e tão pouco está preparado para perceber os próprios aspectos que precisam ser melhorados ou ressignificados na busca de uma vida um pouco mais autêntica, e porque não dizer, até mais feliz”. 

Entenderam o recado?"

Bárbara Ribeiro de Sousa


Nenhum comentário: