Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de novembro de 2012

A canção dos homens





Um momento de lembrança do dia da consciência negra. Esse vídeo maravilhoso trazendo ensinos da mãe África. A arrogância imperialista européia, o eurocentrismo deixou marcas profundas em nossos inconscientes. Daí que tudo que vem da África ficou com o estigma, discriminatório, de inferior, sujo, pecaminoso.

Esquecemos que a forma violenta de lidar com o diferente é apanágio de muitos povos, mas foi chancelado de forma oficial pelo capitalismo como meio de vida. O capitalismo formatou de forma aparentemente definitiva nossa forma para lidar com a nossa vida em sociedade.

E, nós demos as costas a África, a nossa negra ancestralidade, a nossa herança; com isso deixamos escapar possibilidades de crescimento e enriquecimento da alma. COnversando com pessoa amiga, ela me contava de bons momentos que viveu em uma comunidade em que as relações tradicionais africanas criaram vínculos de amizade, fraternidade e família.

E, eu comentei como isso a enriqueceu como ser humano.
De modos que este vídeo traz para nós hábitos e maneiras de lidar com a realidade nos enriquece como seres humanos. Valoriza nossa herança humana. Resgata um conhecimento espiritual, ético e amoroso que perdemos ou o que é pior, nunca tivemos.

Este vídeo deve ser visto com carinho. Valorizado, meditado e naqueles que entenderem sua mensagem os invito a buscarem desde já sua vivência.

Ajam assim agora. Façamos nossa canção e a cantemos. Quem topar me diga, tou dentro. Vamos fazer algo nesse sentido. Intimista mesmo. Cansei de teorias, vamos ver se esse exemplo pega. Vamos pegar os exemplos que enriquecem a alma e vivê-los. Como disse um instrutor espiritual oriental certa vez: " quem ama uma verdade, vive-a".

Nenhum comentário: