Total de visualizações de página

sábado, 21 de março de 2015

A MENTE PEQUENA



Krishnamurty-



Parece-me que o verdadeiro problema está na própria MENTE, e não é o problema que a mente criou e tenta resolver.
Se a mente FOR"" Insignificante, Pequena, Estreita, Limitada"", ela abordará o problema nos termos da sua própria PEQUENEZ, por maior e mais complexo que seja o problema.
Se tenho uma MENTE PEQUENA e penso em Deus, o Deus do meu pensamento será um DEUS MIÚDO, embora eu possa vesti-lo com esplendor, beleza, sabedoria e tudo o mais.
Dá-se O MESMO com o problema da"" Existência, o problema do Pão, o problema do Amor, o problema do Sexo, o problema do Relacionamento, o problema da Morte.""
Esses problemas são todos enormes, e nós os abordamos com uma mente pequena; tentamos RESOLVE-LOS com uma mente muito LIMITADA. Embora ela tenha capacidades extraordinárias e seja capaz de inventar, capaz de pensamento sutil, perspicaz, a mente, ainda assim, é uma mente pequena
.
Ela pode ser capaz de" Citar Marx ou o Gita, ou algum outro Livro de Religião,"" mas ainda será uma mente miúda, e uma mente miúda, confrontada com um problema COMPLEXO, só pode traduzir tal problema nos termos de SI mesma, portanto, o problema, o sofrimento, aumenta.
Então a pergunta é: “Pode uma mente pequena, insignificante, ser transformada em algo que não está vinculado às suas"" próprias limitações?”

The Collected Works vol X, pp 155-156-KRISHNAMURTY

Nenhum comentário: