Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Responsabilidade e discernimento



Responsabilidade e discernimento: a escolha de um bom caminho para sua vida!

responsabilidade-discernimento

Certo dia participei de uma meditação em grupo e, ao final da atividade, houve um momento para cada um colocar suas opiniões.

Deu-se início a uma conversa sobre alguns temas como: O que é responsabilidade?  Qual a diferença entre julgamento e discernimento?

Como atuar positivamente nas situações que a vida nos coloca?



O verdadeiro significado de responsabilidade

Durante as reflexões, a palestrante conceituou a palavra responsabilidade como a habilidade de responder.

E isso ficou marcado em minha memória: “responsabilidade é a habilidade de responder”.

Para mim essa afirmação clareia o conceito de responsabilidade e tira o “peso dos ombros” de quem se sente responsável.

Responsabilidade é a habilidade natural, que cada um tem, de responder as situações que o mundo oferece, de acordo com sua consciência e sua experiência de vida.



Exemplos de responsabilidade positiva

Precisamos exercitar nossa consciência, no sentido de deixarmos de ser contra algo negativo e passarmos a ser a favor de algo positivo.

Por exemplo:

Não seja contra a violência e a guerra, mas a favor da paz.

Não seja contra o desmatamento das florestas, mas a favor da preservação e do reflorestamento.

Não seja contra o mau humor, seja a favor do sorriso estampado no rosto.

Quando somos contra as imperfeições, estamos justamente as alimentando. Precisamos mudar o foco para sermos a favor da perfeição, pois é esta que deve ser alimentada.



Atuar com responsabilidade é ter discernimento

A palavra discernir pode ser definida como “encontrar dois cernes”, duas sementes, dois âmagos. Ou seja, olhar com discernimento uma situação significar poder encontrar os dois lados da moeda. A situação passa a ter seu lado bom e seu lado ruim.

O discernimento nos traz clareza e nos ajuda a fazer nossas escolhas; nos possibilita a responsabilidade da escolha de ser contra ou ser a favor de algo.

Nesse momento surge o julgamento.



O julgamento faz parte de nossas escolhas

Julgar é tomar decisões para realizar ações.

Devemos então, analisar a situação com discernimento e assumir a atitude que acreditamos ser a mais correta.

É necessário a consciência de que o julgamento é interno, é escolha entre caminhos; nisso consiste um julgamento legítimo e produtivo.

Agora pergunto, qual o seu julgamento sobre isso?  Você concorda ou discorda?



A responsabilidade de atuar positivamente

Para atuar de maneira positiva na vida, observe e aja com discernimento.

Seja a favor do que julga ser o melhor, o perfeito para a situação que se apresenta, assuma a responsabilidade de suas respostas e de seus atos e seja feliz!

O desafio é individual, o resultado universal.

Marcos Simões

Extraído do blog: http://animamundhy.com.br/blog/responsabilidade-e-discernimento-um-bom-caminho

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Discernimento

                                                             


DISCERNIMENTO


Os defeitos mais arraigados são aqueles que tomamos à feição de qualidades.

É preciso discernir:

Apresentação e vaidade;

Brio e orgulho;

Serenidade e indiferença;

Correção e frieza;

Humildade e subserviência;

Fortaleza e segurança de coração.

Quando algum sentimento nos induzir a parecer melhor ou mais forte que os outros, é chegado o momento de procurar a nossa própria realidade, para desistir da ilusão.

De que serve a felicidade dos felizes quando não diminui a infelicidade dos que se sentem menos felizes?

André Luiz

Do livro “Endereços da Paz”

Dê de você mesmo o quanto puder





"Dê de você mesmo o quanto puder! Sabe, quando você se for, a única coisa que vai deixar é a lembrança do que fez aqui."
                     

                                                                    Chico Xavier