Total de visualizações de página
sexta-feira, 22 de agosto de 2014
Abençoe
Abençoe aqueles que nos desafiam a crescer, a ir além do conhecido, a retornar a nossa natureza fundamental e essencial.
Abençoe aqueles que nos desafiam, pois nos lembram das portas que fechamos e das portas que ainda temos que abrir.
quinta-feira, 7 de agosto de 2014
A Visão Distorcida do Mundo
Tem gente que pensa que a vida é muito fácil ou que tudo merece um jeitinho para se obter vantagem e tentar passar na frente dos outros ou quem sabe tirar proveito das situações, agindo de forma distorcida e buscando uma visão que não existe, pois o entendimento para os fatos está bem aquém do que podem imaginar.
Sempre pensam que tudo deve ser feito para eles e se fazem de coitadinhos para receberem as melhores oportunidades, mesmo que estas não sejam merecidas ou devidas. O que vale é tirar vantagem de tudo e assim continuar a vida, sempre achando que tudo está muito bonito e que não irá mudar nunca. Mas, um belo dia tudo se altera e as pessoas terminam acordando para a realidade e percebendo que o montão de situações criadas para destruir a nossa visão cristalina nada mais são do que manipulações doentias de quem não tem o mínimo de respeito pelo próximo e sempre acha que a prioridade são eles próprios, ficando incapazes de olhar de lado e, assim, conseguirem um pouco de afinidade com as pessoas.
Quando nos colocamos no lugar dos outros ou quando enxergamos a nossa própria safadeza, ficamos mais próximos da verdade e também das inúmeras formas que elas podem nos ajudar e nos transformar em seres melhores e mais humanos, onde a atenção e o respeito são as principais características que poderemos esperar e usufruir na vida.
Discutir pelo que não é seu, criar conflito pelo que não interessa ou quem sabe ser mal educado com quem não merece é algo que muitos fazem, mas nem sempre são capazes de suportar se receberem o mesmo tratamento. Cobrar atitudes é algo bem fácil, o ruim é entender como elas funcionam e podem nos ajudar se assim desejarmos.
Sempre procuramos agir com reação quando a atitude deveria ser outra e trancamos a nossa mente num baú ao invés de deixar as ideias fluírem melhor e sem os impedimentos que nos façam retroagir e pensar besteiras e casos sem solução.
Temos o costume de transferir nossas responsabilidades para os outros, mas não paramos para observar a sobrecarga que eles já possuem e que os impossibilita de terem melhores atitudes diante das nossas omissões e cobranças desnecessárias. Ninguém é perfeito, mas temos a capacidade de ficar esperando a perfeição nos outros, enquanto as nossas atitudes são falhas e cheias de bloqueios.
Clamar por socorro quando nós mesmos não o desejamos é uma atitude péssima e passível de repúdio por qualquer um de nós, seja em que situação for...
BRENO ROSSANO
Em busca dos valores Humanistas
"... Nossa ciência chegou à maturidade, no dia em que o homem ocidental começou a compreender que ele jamais se compreenderia a si mesmo, enquanto na face da Terra, uma só raça, um só povo, fosse tratado por ele como um objeto. Somente então, a antropologia pôde se afirmar como o que é: um empreendimento, que renova e expia a Renascença, com o fim de levar o humanismo a alcançar a medida da humanidade. Permiti, pois, meus caros colegas, que depois de haver prestado homenagem aos mestres da antropologia social no começo desta aula, minhas últimas palavras para estes selvagens, cuja obscura tenacidade nos oferece ainda o meio de atribuir aos fatos humanos suas verdadeiras dimensões: homens e mulheres que, no momento em que falo, a milhares de quilômetros daqui, em alguma savana pouco a pouco destruída pelo fogo cerrado, ou numa floresta encharcada de chuva, retornam ao acampamento para dividir entre si uma magra pitança, e evocar juntos os seus deuses; estes índios dos trópicos, e seus semelhantes pelo mundo a fora, que me ensinaram seu pobre saber no qual se acha, entretanto, o essencial dos conhecimentos que me haveis ensinado encarregado de transmitir a outros; em breve, infelizmente, todos votados à extinção, sob o efeito das doenças e dos modos de vida - para eles, ainda mais horríveis - que lhes levamos; e com relação a quem contraí dívida da qual não serei liberado, mesmo se, no lugar onde me pusestes, eu pudesse justificar a ternura que me inspira, e o reconhecimento que lhe tenho, continuando a me mostrar, tal como fui entre eles, e tal como, entre vós, eu gostaria de deixar de ser: deles o discípulo e a testemunha."
CLAUDE LÉVI-STRAUSS, Aula inaugural. Trad. de Maria Nazaré Lins Soares. In: COSTA LIMA, Luiz (org.).
O Estruturalismo de Lévi-Strauss. Petrópolis, Vozes, 1968, p. 77.
Assinar:
Postagens (Atom)


